Quatro documentários na Netflix que todo liberal deve assistir

4 documentários sobre liberdade

Por:Leandro Marcondes
Colunas

04

May 2017

Quatro documentários na Netflix que todo liberal deve assistir

Separamos quatro documentários disponíveis na Netflix que você, defensor da liberdade, tem a obrigação de assistir.

 

Winter On Fire

Winter on Fire

Lançado no ano de 2015, o documentário Winter On Fire mostra a série de protestos que tomaram proporções inimagináveis contra o então presidente Viktor Yanukovych. A população que elegeu Yanukovych no ano de 2012 e estava esperançosa com uma guinada do país às políticas liberais do ocidente, desejando um pacto comercial da Ucrânia com a União Europeia.

No entanto, a população ucraniana se sentiu traída pelo presidente que, ao contrário do anseio da população, pretendia se aliar a Rússia de Vladimir Putin. Os protestos no país deixaram cerca de 130 mortos e quase duas mil pessoas feridas. Os ucranianos pediam por liberdade.

 

Deep Web

Documentário Deep Web

O documentário de 2015 conta a história da detenção e condenação à prisão perpétua de Ross Ulbricht, criador do Silk Road, um site em que o acesso só era possível através da Deep Web. O site era uma página de venda de drogas online, onde os usuários poderiam comprar suas drogas sem se identificar e recebê-las em suas casas sem nenhum contato com o fornecedor. Os pagamentos eram feitos pela moeda digital Bitcoin.

O criador do site retratado no documentário chega a se classificar como libertário e não via nenhum crime no que fazia, já que apenas dava as pessoas o que elas queriam sem prejudicá-las diretamente. Ross Ulbricht argumenta que as drogas vendidas eram puras e os usuários não corriam nenhum risco no ato da compra, como acontece normalmente quando compram nas mãos dos traficantes de rua.

Sem dúvidas, o documentário abre portas para um debate sobre a descriminalização das drogas e, por esse motivo, é tão importante que seja assistido por qualquer pessoa que se identifique como liberal.

 

Chuck Norris vs Communism

Documentário Chuck Norris vs Communism

Documentário de 2015, Chuck Norris VS Communism retrata a vida da população da Romênia, carente de liberdade durante o regime comunista no país. O controle do governo sobre a população os proibia de adquirir fitas e assistir filmes de outros países. A população Romena ilegalmente adquiria os títulos pelo “mercado negro” e os assistia escondidos da polícia governamental.

Os filmes despertavam nos romenos uma sensação de insatisfação com o regime ao observar a vida retratada nos filmes. Muitas pessoas relatavam que se atentavam mais para os supermercados com abundância de comida, os carros americanos, roupas ou sapatos do que propriamente à história dos filmes em questão.

Dentre as obras cinematográficas estavam presentes os clássicos filmes de Chuck Norris, que sem dúvidas contribuiu com o sentimento de revolta dos romenos e aflorou a busca do povo por liberdade.

 

The Propaganda Game

Documentários The Propaganda Game

Esta obra, também lançada no ano de 2015, não deve ser vista apenas por liberais, mas por qualquer pessoa que queira entender o que realmente acontece na Coreia do Norte. É um documentário que busca a imparcialidade, mostrando os “dois lados da moeda”, mas sem deixar de evidenciar os ataques à liberdade que os norte-coreanos sofrem todos os dias.

A doutrinação ideológica mostrada no documentário é algo que nos lembra da grande obra de George Orwell, 1984. As crianças desde cedo são doutrinadas para reverenciar o grande líder e não parece haver outro objetivo “educacional” que não esse no regime norte-coreano. Todo o luxo existente no país parece ser usufruído por uma minoria ligada ao governo enquanto o povo é ocultado a qualquer custo. Tudo não passa de uma grande propaganda comunista. Vale a pena conferir.

Estourem as pipocas e bons filmes!

The following two tabs change content below.

Leandro Marcondes

Graduando Engenharia de Produção pela FIP-MOC, voluntário em causas em defesa das liberdades individuais e econômicas. Cofundador do grupo de estudos liberais O Quinto.

Latest posts by Leandro Marcondes (see all)


Comente com o Facebook

Compartilhe:

contato@ilmg.org.br