O que é o Chopp sem Imposto?

Chopp sem imposto

Por:Leandro Marcondes
Colunas

31

May 2017

O que é o Chopp sem Imposto?

O brasileiro trabalha cinco meses por ano apenas para pagar impostos segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Em 2016, o número divulgado pelo instituto de pesquisa foi 153 dias de trabalho por ano apenas para pagar impostos e 41,8% do salário do brasileiro foi para o governo. E a previsão é que os números do ano passado sejam maiores ainda em 2017.

Os impostos cobrados no Brasil são absurdos em todos os aspectos. De todos os tributos arrecadados no país, mais de 40% incidem sobre o consumo dos brasileiros – e o pior de tudo, sem nenhum critério. Um grande exemplo são os impostos sobre medicamentos: em média, 13,11% para uso animal e 33,87% para uso humano.

Produtos e serviços de grande necessidade humana não são aliviados com a tributação. Os brasileiros pagam de impostos, em média, 56,09% na gasolina, 37,88% em serviços de água tratada, 48,28% na conta de luz e 33,75% no transporte coletivo. Isso significa que o imposto sobre o consumo impacta em maior grau os mais pobres, já que a maior parte de sua renda é utilizada na compra de alimentos e serviços básicos como os mencionados acima.

Uma pesquisa de 2014 da Fecomércio do Rio de Janeiro mostrou que 26% da população desconhecem que pagam impostos diariamente, como por exemplo, quando fazem compras em um supermercado. Diante desse quadro lamentável, começaram a surgir ações pelo país que visam alertar e informar a população brasileira da quantidade de impostos que elas pagam na compra de um determinado produto.

Para conscientizar a população sobre essa realidade, a Rede Liberdade promove, desde 2015, o evento “Chopp sem Imposto”, feito em parceira com dezenas de institutos e bares pelo país. O evento já foi promovido em capitais brasileiras como Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre e fez com que a população tivesse a oportunidade de pagar um preço até um terço menor pela cerveja em comparação a seu valor com tributos. Como esperado, o “Chopp sem imposto” sempre contou com um bom público e atraiu boa parte da imprensa. Em média, a carga tributária incidente na cerveja é em torno de 55,6% e, no chope, os impostos são ainda maiores (62,2%).

A escolha da Rede Liberdade se baseia na popularidade do produto entre os brasileiros e, principalmente, por ser um produto extremamente democrático e consumido por grande parte da população – independente da classe social. Segundo uma pesquisa de 2012 da empresa alemã Bath-Haas Group, o Brasil ocupa a 17° posição no ranking dos países que mais consomem cerveja no mundo (62 litros por pessoa por ano). E esse número poderia ser ainda maior, já que a cada chope consumido no Brasil, pagam-se dois ao governo.

Em 2017, o evento ocorrerá no dia 06 de junho, próximo ao simbólico dia 1º de junho, data em que se celebra o Dia da Liberdade de Impostos. A ideia do evento é mostrar na prática como o governo reduz o poder de compra dos brasileiros através dos impostos.

Todas as cidades e bares de Minas Gerais que sediarão o “Chopp sem Imposto“ já estão confirmados. Em Belo Horizonte, o Instituto Liberal de Minas Gerais irá promover a celebração. Em Montes Claros, o grupo de estudo “O Quinto” organizará o “Cerveja sem Imposto” no norte de Minas Gerais.

No triângulo mineiro, o evento será realizado pelo Instituto Liberal do Triângulo Mineiro (Uberaba) e pelo grupo de estudos “Caburés” (Uberlândia). No Sul de Minas, O grupo de Estudo José do Patrocínio estará realizando o “Chopp sem Imposto” na cidade de Juiz de Fora. Em Lavras, a organização do evento fica por conta do grupo Libertas – Núcleo de Estudos em Teorias Liberais e Libertárias.

Confira abaixo se a sua cidade receberá o evento e aproveite para relaxar de verdade, sem o peso do estado em suas costas – e seu bolso. 

 

Informações – Eventos em Minas Gerais:

Belo Horizonte

Organização: Instituto Liberal de Minas Gerais

Bares: Albanos Sion e Itatiaia Rádio Bar

Mais informações na página do evento

Montes Claros

Organização: O Quinto

Bar: Kentura Kent II

Mais informações na página do evento

Uberlândia

Organização: Caburés

Bar: Beerjuice

Evento no facebook ainda não criado.

Uberaba

Organização: Instituto Liberal do Triângulo Mineiro

Bar: Mercado 153

Mais informações na página do evento

Lavras

Organização: Libertas – Núcleo de Estudos em Teorias Liberais e Libertárias

Bar: Snooker Sport Pub

Mais informações na página do evento

Juiz de Fora

Organização: Clube José do Patrocínio

Bar: Clube da Esquina – Chopperia

Mais informações na página do evento

 

Para saber de mais cidades fora de Minas Gerais clique aqui! 

Atenção: Procure a organização de sua cidade e confira a quantidade de chopps/cerveja que serão disponibilizados sem impostos e demais regras estabelecidas.

The following two tabs change content below.

Leandro Marcondes

Graduando Engenharia de Produção pela FIP-MOC, voluntário em causas em defesa das liberdades individuais e econômicas. Cofundador do grupo de estudos liberais O Quinto.

Latest posts by Leandro Marcondes (see all)


Comente com o Facebook

Compartilhe:

contato@ilmg.org.br