8 grupos liberais de Minas Gerais que você deveria conhecer

Por:Leandro Marcondes
Colunas

30

Oct 2017

O número de pessoas com visão liberal vem aumentando consideravelmente em todo o Brasil.Consequentemente, a quantidade de grupos, clubes, coletivos e institutos dispararam em todo território nacional, incluindo aí o Instituto Liberal de Minas Gerais (ILMG).

No território mineiro, cidades de médio porte já possuem organizações de estudantes que promovem eventos como palestras e grupos liberais em suas Universidades, inclusive naquelas dominadas durante tanto tempo pela esquerda. Hoje, espaços acadêmicos como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), o Ibmec, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de São João del-rei (UFSJ) e tantas outras, já possuem atividades com temáticas liberais, gerando um contrapeso na disseminação de ideias e contribuindo de fato para sua diversidade.

Há três anos, praticamente nada disso existia, e os debates nas universidades eram praticamente em sua totalidade ditados pela esquerda socialista, que não reagiu da melhor forma com o surgimento dos grupos alinhados ao pensamento liberal. Houve relatos de grupos liberais que tiveram seus cartazes arrancados em universidades, ataques gratuitos às páginas no Facebook e tentativa de “boicote” a eventos realizados. Mas nada que impedissetais grupos de evoluírem e continuarem disseminando os ideais de liberdade àqueles que ainda não haviam tido contato com esse pensamento.

No intuito de evidenciar esse movimento, listamos e apresentamos oito grupos liberais que defendem o ideal de liberdade no Estado de Minas Gerais e que realizam um excelente trabalho, o que deixa a esquerda socialista cada dia mais preocupada. São eles:

 

Libertopia (Belo Horizonte)

grupos liberais de bh

Fundado em outubro de 2013, em Belo Horizonte, o Libertopia reúne jovens estudantes comprometidos com a disseminação das ideias liberais. Promovem, desde sua criação, encontros, palestras, grupos de estudos e debates na busca de uma sociedade mais livre.

Em parceria como ILMG e o Students For Liberty Brasil, os eventos são realizados mensalmente nos espaços da faculdade PUC Minas (Prédio 1 – Ed. Dom Cabral – Sala 304 / Av. Brasil, 2.023 • Funcionários).

Os grupos de estudo são gratuitos e abertos para toda a comunidade.

 

O Quinto (Montes Claros)

grupos liberais de mg

O grupo surgiu na cidade de Montes Claros, Região Norte de Minas, no mês de setembro de 2015. Criado por apenas quatro pessoas, O Quinto se expandiu e hoje conta com mais de 40 membros. Em apenas dois anos, o grupo realizou mais de 13 grupos de estudos na Unimontes. Além disso, promoveu seis ciclos de palestras, uma conferência e um “Chopp sem imposto”, totalizando mais de 1200 participantes em eventos e mais de 800 certificados emitidos.

O grupo prega pautas conhecidas pelos liberais, como liberdade de mercado e liberdades individuais. No seu primeiro evento de grande porte, em abril de 2016, levou mais de 250 pessoas para a palestra “Capitalismo em favor dos pobres”, que aconteceu em paralelo com a calourada da Universidade.

O Quinto se reúne mensalmente na Unimontes e seus eventos são gratuitos e abertos a todos os públicos.

 

Libertas (Lavras)

grupos liberais de bh

O Libertas foi fundado no dia 26 de Setembro de 2016,no Sul de Minas, na cidade de Lavras,por dois coordenadores locais do Students For Liberty Brasil. De lá para cá, já realizaram 10 grupos de estudos sobre livros e temas liberais. O mais importante deles, sobre a previdência social, levou mais de 300 pessoas interessadas no assunto ao auditório da UFLA.

Nesse ano de existência, o grupo ainda realizou o “Chopp sem imposto”, palestras com nomes importantes e foi destaque na mídia local. O Libertas ainda foi um dos candidatos a melhor grupo de estudos do ano pelo Students For Liberty Brasil.

Atualmente, o grupo se reúne mensalmente na UFLA e os encontros são gratuitos e abertos para toda comunidade.

 

Inconfidentes Liberais (Belo Horizonte)

grupos liberais de bh

O grupo de estudos Inconfidentes Liberais, que tem como pauta o liberalismo, economia e direito, começou seus trabalhos em abril deste ano com a participação de cinco pessoas. Hoje já soma mais de 60 participantes.

No mês de setembro de 2017, os Inconfidentes realizaram seu primeiro evento: um minicurso de Metodologia na Faculdade de Direito da UFMG, que contou com a presença de mais de 50 alunos de diversos cursos da Universidade. O grupo está se preparando para o lançamento de sua primeira revista acadêmica, que tem o objetivo de abrir espaço para produções científicas diferentes do que se vê atualmente nas universidades brasileiras.

O grupo se reúne na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG e realiza encontros quinzenais.”

 

Clube José do Patrocínio (Juiz de Fora)

grupos liberais de mg

O Clube José do Patrocínio teve início em meados de 2016, por iniciativa de jovens estudantes de diversas áreas que sentiram a necessidade de organizar grupos de debates voltados para os defensores dos ideais de liberdade.

Houve a junção com outros grupos existentes na cidade de Juiz de Fora, no intuito de formar um grupo estruturado que realizasse eventos de grande impacto na região. Deu certo. Hoje, o grupo já realizou diversos eventos como o “Liberty Day”, “Palestra sobre Bitcoin”, “Chopp sem imposto” e a palestra “Capitalismo em favor dos pobres”. Mais de 800 pessoas já participaram de eventos do grupo e este número tende a aumentar.

O grupo se reúne semanalmente na UFJF, CES e futuramente também vão se reunir no Granbery. Os assuntos abordados são política, economia, direito e sociedade.

 

Cascavéis do Triângulo (Uberlândia)

grupos liberais de mg

O grupo Cascavéis do Triângulo foi fundado no ano de 2015 e atua na UFU. Após umarecente reestruturação, o grupovem realizando eventos com frequência na Universidade. Recentemente, o grupo realizou um ciclo de palestras sobre Bitcoin e Blockchaine mais de 200 pessoas participaram do evento gratuito e com certificado de participação.

O grupo se reúne quinzenalmente, sempre nas terças feiras, na Universidade Federal de Uberlândia. Os encontros são abertos a toda a comunidade.

 

Liberalismo e Democracia (Belo Horizonte)

grupos liberais de mg

O Liberalismo e Democracia foi fundado em 2011 por alunos do Ibmec de Belo Horizonte. O grupo tem como objetivo o estudo do liberalismo e suas dimensões filosóficas, políticas e econômicas. Atualmente, as atividades são orientadas pelo professor Adiano Gianturco, e envolvem leituras, debates, pesquisas e redação orientada de artigos. Os autores estudados no grupo incluem John Locke, Adam Smith, Frédéric Bastiat, Herbert Spencer, Ludwig Von Mises, Friedrich Hayek, Ayn Rand, Murray Rothbartd e Milton Friedman.

Em média, 150 alunos da instituição já participaram do grupo de estudos, que se reúne quinzenalmente dentro das instalações do Ibmec. Somente alunos da instituição podem participar.

 

Clube Bárbara Eliodora  (São João del-rei)

grupos liberais de mg

O grupo de estudos Bárbara Eliodora foi fundado no dia 07 de Abril de 2017 por alunos da Universidade Federal de São João del-rei. O grupo tem como objetivo disseminar e debater o pensamento da Escola Austríaca de Economia, levando o pensamento austríaco a aqueles que não terão acesso as essas ideias no ensino formal.

O grupo se reúne com frequência nas instalações da UFJS e tem em média sete participantes por encontro. Os encontros são abertos a toda a comunidade e acontecem no campus Santo Antônio.

Esses novos grupos liberais são frutos de uma onda que se espalha por todo território brasileiro. Minas Gerais ainda possui diversos grupos que estão se estruturando, como é o caso do grupo de estudos Inconfidentes, da cidade de Ipatinga. Antes, os Inconfidentes se expressavam apenas pelas redes sociais, mas o grupo decidiu levar suas ideias ao público universitário de Ipatinga e agora começará a se reunir na Faculdade de Direito de Ipatinga. E o objetivo é de levar os ideais de liberdade para outras instituições de ensino da cidade do Vale do Aço ainda em 2017.

 

Está interessado em participar de grupos liberais?

Se você reside em Minas Gerais e participa de algum dos inúmeros grupos liberais, entre em contato conosco do ILMG! Todos nós acreditamos nas ideias como mecanismo de mudança. Parafraseando o filósofo e economista austríaco Ludwig Von Mises, somente as ideias podem iluminar a escuridão.

 

 

 

 

The following two tabs change content below.

Leandro Marcondes

Graduando Engenharia de Produção pela FIP-MOC, voluntário em causas em defesa das liberdades individuais e econômicas. Cofundador do grupo de estudos liberais O Quinto.

Latest posts by Leandro Marcondes (see all)


Comente com o Facebook

Compartilhe:

contato@ilmg.org.br